Indice de Artigos

A WWW é cool

Renato M.E. Sabbatini

A gigantesca quantidade de informação existente na World Wide Web (ou WWW, também conhecida como Web, que é o recurso de acesso multimídia da Internet) está tornando cada vez mais difícil diferenciar o "joio do trigo", ou seja, saber o que realmente é bom, útil ou interessantes, sem ter que perder tempo explorando (principalmente aqui do Brasil, que ainda tem acesso lento à WWW).

Para facilitar a vida do usuário da Web nesse aspecto, felizmente estão surgindo vários índice gerais do tipo "What's Cool" (literalmente: o que é bacana, ou legal), Pick of the Day (seleção do dia), WebJewels (jóias da Web), e What's New (o que tem de novo). Os dois serviços mais conhecidos são o Yahoo!, um serviço de indexação e buscas automáticas da WWW (endereço: http://www.yahoo.com/text/Entertainment/Cool_Links/index.html), assim como (para quem tem) o botão de What's Cool do visualizador NestScape (http://home.netscape.com/home/whats-cool.html). Uma exploração de algumas das páginas Web indicadas por estes serviços proporcionam horas de diversão barata e instrutivas, assim como uma visão do que existe de mais bizarro ou sublime na Internet.

Do lado instrutivo-divertido (o que é chamado pelos americanos de edutainment, uma mistura de "education" e "entertainment", temos, por exemplo, as explorações virtuais da história, como a Alexander Palace Time Machine, que leva o usuário a uma visita virtual à casa dos últimos czares da Rússia, Nicholas e Aleksandra, que foram mortos pelos bolcheviques. Ainda na área de história, um dos "sites" mais bonitos e interessantes é o S.P.Q.R.: The Virtual Rome, que realiza um passeio virtual pelas ruas de Roma, como ela era no século IV, e que tem, até mesmo uma aventura interativa.

Ainda do lado científico, alguns dos "sites" mais fascinantes da Web são os oferecidos pela NASA. Meus prediletos são um educativo, Astro-2 (Explore the Universe with NASA), e o que relata todas as atividades e algumas imagens obtidas em cada viagem dos ônibus espaciais (NASA Shuttle Web). Virtual Antarctica é também muito legal, com montanhas de informação sobre o continente gelado. Entre 19 e 25 de dezembro passados, os usuários deste site tiveram a experiência ímpar de acompanhar em tempo real e interagir com um grupo de exploradores que estava atravessando parte da Antártida.

Para os que gostam de ver aplicações práticas (ou inúteis) da física na vida cotidiana, existe uma página chamada Drop Squad, que mostra, de forma interativa, o que acontece com algum objeto (uma bola, uma cadeira, etc.) quando você experimenta jogá-la 10 degraus de uma escada abaixo... Para as crianças (e adultos interessados), o melhor museu de ciências na Web é o Franklin Institute Virtual Science Museum, que realmente vale a pena "visitar". Outro interessante é a Encyclopaedia Britannica (http://www.eb.com) que oferece gratuitamente uma homepage, chamada Britannica Lives, a qual, ao ser aberta, mostra uma relação de todas as pessoas importantes que nasceram naquele dia. Clicando-se o mouse sobre o nome de qualquer uma dessas pessoas, aparece o verbete da Encyclopaedia referente à biografia.

Entre os serviços informativos e bases de dados interativas mais úteis, estão o Internet Movie Database (semelhante ao Cinemania, conhecido CD-ROM da Microsoft,), o INTELLiCast (informações metereológicas, mapas, imagens, vídeos e previsões para todo o mundo), a Internet Travel Network (que permite consultar e fazer reservas de assentos em vôos, hoteis, etc., do mundo todo, em tempo real) e a TicketMaster (que permite a reserva e compra de bilhetes de ingresso em concertos, peças de teatro, shows, eventos esportivos,etc. nos EUA). Aliás, para quem gosta de viajar, recomendo um "site" ótimos: The Virtual Tourist, com milhares de informações sobre as destinações turísticas mais conhecidas, com fotos, hotéis, restaurantes, itinerários, e até informações sobre vacinas necessárias, como evitar doenças e assaltos, etc.

Para quem gosta de coisas fora da rotina, uma das mais interessantes (e visitadas) é a FBI Top Ten Most Wanted Page, que contém a fotografia, biografia, lista de crimes, valor das recompensas, etc., dos dez criminosos mais procurados pelo FBI nos Estados Unidos

Do lado bizarro, existem vários "sites" interessantes para dar boas risadas, mas que recomendo visitar apenas uma vez, senão cansa: Páginas Inúteis, O Pior da Web, Dispositivos Estranhos Ligados à Internet, e o engraçadissimo Virtual Dorm, no qual você pode ler os diários, "papos carecas" e imagens de estudantes de uma universidade americana de verdade, que moram em um dormitório. Agora. o mais estranho mesmo, é a PiranhaWeb, no qual um usuário, à falta do que fazer, colocou uma câmara de vídeo digital fotografando seu aquário de piranhas de estimação, e que coloca uma imagem por minuto na WWW. Só...

Boa diversão !


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 9/1/96.
Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br

WWW: http://www.nib.unicamp.br/sabbatin.htm
Jornal: cpopular@cpopular.com.br


Copyright © 1992-1995 Correio Popular, Campinas, Brazil