Indice de Artigos

O Hospital Virtual

Renato M.E. Sabbatini


Este mês, o Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em cooperação com a Rede Nacional de Pesquisa (o órgão do CNPq que coordena as atividades da Internet no Brasil) e com a Associação Médica Brasileira, está lançando oficialmente um projeto de grande abrangência, que visa disponibilizar para o médico e outros profissionais e estudantes de saúde no Brasil o enorme acervo de informações disponíveis na Internet É o Hospital Virtual Brasileiro (HVB), uma estrutura metafórica de acesso à informação disponível na WWW (World Wide Web), que é organizado como um hospital real, ou seja, tem biblioteca, departamentos nas várias especialidades médicas e para-médicas, e até centro acadêmico virtual. Tem também "pacientes virtuais" (casos clínicos com documentação completa, inclusive radiografias, eletrocardiogramas, etc., que são "internados" permanentemente no HVB, para fins didáticos) e até "médicos virtuais" (profissionais médicos que têm algum tipo de acesso à Internet, como correio eletrônico, e que se credenciam no HVB para prestar consultoria médica à distância em suas áreas de especialidade).

O Hospital Virtual é constituído basicamente por serviços e departamentos clínicos e básicos. Dentro de cada departamento, como cardiologia, cirurgia plástica, enfermagem, etc., o profissional ou estudante poderá encontrar os endereços da Internet e da WWW de todos os recursos existentes naquela especialidade. Também poderá entrar em contato eletrônico com os profissionais afiliados ao departamento, e realizar transferência de informações sobre pacientes (telemedicina). Cada departamento dá acesso às associações médicas da área, revistas e livros eletrônicos, informações sobre congressos, empresas fornecedoras especializadas, informações para pacientes, etc. A biblioteca virtual, por exemplo, já lista mais de 670 publicações médicas que estão on-line na Internet. A Associação Médica Brasileira e suas sociedades filiadas estão empenhadas,com a ajuda da UNICAMP, a colocar gratuitamente na Internet suas publicações. Já está sendo elaborada a Revista da AMB, por exemplo, assim como várias outras (otorrinolaringologia, cirurgia plástica, urologia, radiologia, etc.). A meta do grupo de publicações eletrônicas da AMB/UNICAMP é chegar a cerca de 100 revistas médicas brasileiras disponíveis na Internet no final de 1997.

Quem vai fornecer informações para o Hospital Virtual ? A idéia é dar a coordenação de cada departamento para a sociedade médica científica correspondente, que indicará pessoas capazes de organizar e manter o conteúdo, principalmente de entidades acadêmicas de renome. No momento, vários departamentos já estão sendo organizados segundo este princípio. Assim, se assegurará a qualidade científica do material alí colocado, e ao mesmo tempo, cada sociedade se encarregará de divulgar o Hospital Virtual para seus associados (veja ao lado como se afiliar ao HVB).

A expectativa é que o Hospital Virtual se transforme em um importante recurso para aumentar a qualidade e a intensidade do acesso do médico à informação técnica e cientifica, deste modo melhorando também a pesquisa, o ensino e a assistência médica no País. Por ter acesso gratuito, inclusive às revistas eletrônicas, facilitará a reciclagem do médico, a educação médica continuada, e o apoio aos profissionais localizados em regiões mais distantes dos grandes centros.

O mais interessante é que tanto instituições quanto indivíduos podem participar do projeto, como geradores ou como usuários do Hospital Virtual. Ele funcionará como uma grande "cooperativa do conhecimento". Várias empresas de renome, como os Laboratórios Biosintética, que doou à UNICAMP vários recursos para o estabelecimento da estrutura principal do HVB, a Olivetti do Brasil e outras, estão também cooperando intensamente com este projeto fascinante, que promete mudar o rosto da Medicina brasileira.

Para quem quiser explorar o Hospital Virtual, é necessário ter acesso à WWW. o endereço é http://www.hospvirt.org.br). Os departamentos já ativados são: biblioteca, cardiologia, cirurgia plástica, radiologia, enfermagem, genética e odontologia.


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin Jornal: cpopular@cpopular.com.br


Copyright © 1996 Correio Popular, Campinas, Brazil