Indice de Artigos

A universidade aberta

Renato M.E. Sabbatini


Muitos estudantes universitários farão o curso todo sem sair de casa. A combinação de computadores, redes e multimídia provocará uma verdadeira revolução no ensino superior, dentro de poucos anos.

Esta perspectiva futurista já está se tornando realidade graças à Internet. É cada vez maior o número de universidades on-line, que oferecem cursos completos em nível de graduação ou pós-graduação. A University On Line, por exemplo (endereço: http://www.uol.com), fundada em 1992 nos EUA; ou a Virtual University On Line (http://www.athena.com), oferecem centenas de cursos nas mais variadas áreas do saber (concentrando-se, entretanto, naqueles cursos que podem ser ministrados sem aulas ou laboratórios, tais como economia, direito, marketing, ciências sociais, línguas, etc.), sendo um equivalente computadorizado das famosas escolas por correspondência. A diferença é que elas são multimídia e interativas. Os alunos podem entrar na WWW, escolher o curso que querem, e ler o material ali disponível. Podem entrar em contato por correio eletrônico com o professor do curso ou com o seu professor-tutor. Podem responder à questões para testar sua proficiência no aprendizado e ler materiais mais aprofundados, seguindo a orientação do computador ou do tutor. Os professores e tutores recebem relatórios detalhados sobre o que o aluno viu, estudou e respondeu. Coleções de “links” nas páginas do curso e mecanismos de busca permitem que o estudante navegue pela Internet global e ache mais materiais didáticos de estudo sobre um tema determinado.

Uma base crescente de materiais didáticos on-line está sendo disponibilizada para os estudantes através da Web, sendo que algumas dessas iniciativas abrangem consórcios de universidades (como um recurso produzido pelas universidades inglesas de Leicester, Loughborough, De Montfort e a Open University, de Londres), ou o Globewide Network Academy (http://www.uu-gna.mit.edu).

Um dos projetos mais fascinantes em termos de experimentação com as possibilidades tecnológicas da Internet, é a Universidade Aberta (Open University). Esta universidade é uma realização já antiga da Inglaterra, e que tem por objetivo o ensino de alta qualidade usando um misto de estudo em casa, recursos audiovisuais, publicações, algumas aulas descentralizadas e um sistema rigoroso de exames e provas. Agora a Open University está começando a oferecer muitos de seus cursos através da Internet, e o seu material e filosofia originais (em http://www.open.ac.uk), estão se replicando rapidamente por outros países, tais como na Holanda, Estados Unidos, Nova Zelândia, Israel e Tailândia. Um dos projetos mais interessantes da Open University é o Estúdio Virtual, uma página da Web que apresenta a imagem de um quarto de estudos em três dimensões, que tem objetos de uso diário do estudante, tais como uma estante de livros, um caderno, um computador, um quadro-negro, um quadro de avisos, uma cadeira e uma escrivaninha. Clicando o mouse em um desses objetos, o estudante pode, de sua casa, acessar numerosos recursos de informação para ajudar o estudo, tais como livros e revistas multimídia, filmes, gravações de áudio, programas educacionais de computador, etc. Ao iniciar um diálogo com um professor ou tutor através da rede, a imagem do mesmo aparece sentada na cadeira !

Tudo isso é um grande negócio, também. Todas essas universidades são pagas, evidentemente. Ainda não existem universidades públicas na Net, pois é grande o custo de produção dos materiais, e o conceito ainda é muito revolucionário. Mas nada impede que elas venham a existir. Algumas universidades, como a WebUniversity (http://www.web- u.com/) e a Spectrum Virtual University (http://horizons.org) estão ganhando muito dinheiro, e prometem diplomas válidos para o seu currículo.

Quem quiser saber mais sobre isso, pode visitar na WWW uma página contendo links para as principais universidades virtuais do mundo (http://www.cc.ukans.edu/~sypherh/bc/onctr.html). É um conceito fascinante, que ainda não penetrou no Brasil, mas que tem tudo para dar certo !


Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,
Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br

WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatinJornal: cpopular@cpopular.com.br


Copyright © 1996 Correio Popular, Campinas, Brazil