Como está o crescimento da Internet no mundo?
Uma das melhores medidas é o número de domínios registrados em um sistema centralizado, chamado InterNIC (Network Information Center). Um domínio é aquele endereço simbólico da Internet que vem logo depois do sinal de arroba, em um correio eletrônico, ou depois do www em um endereço da Web (WWW). Por exemplo: microsoft.com. harvard.edu, nasa.gov, embratel.net.br, www.uno.org. O domínio é uma tradução mais compreensível e fácil de lembrar do número serial que identifica cada servidor lógico de informações na Internet, chamado IP (Internet Protocol).
A última parte do nome do domínio é usada para identificar o tipo de organização à qual ele pertence, ou o tipo de atividade que exerce e se chama TLD (Top Level Domain). Assim, com significa uma empresa privada (comercial), edu é educacional, gov é governamental, org é não-governamental, mil é militar, e net é relacionada à operação da rede Internet. Se o domínio for registrado em um outro país que não seja os EUA, existe ao final um código ISO de duas letras do país (BR = Brasil, AR = Argentina, etc.), e que são os chamados CLD (Country Level Domains). Para se ter uma idéia, atualmente existem servidores Internet em mais de 200 países. Existem mais países com acesso à Internet do que países com fábricas de Coca-Cola, para citar outro ícone da segunda metade do século. No começo de 1998 deverão entrar em vigor mais sete tipos de TLDs: .rec, .info, .shop, .nom, .web, .art, e .firm, expandindo consideravelmente a capacidade de descrição de domínios.
Segundo o levantamento no final de novembro de 97, existem atualmente 2.306.472 domínios registrados, sendo que se constatou um crescimento de quase 8,000 domínios por dia; o que dá um crescimento de aproximadamente 10 % ao mês ! Um fato impressionante, que indica uma virada significativa com respeito à predominância histórica dos EUA na Internet, é que hoje 67 % dos domínios são de outros países.
Com respeito à distribuição dos tipos de domínios, outro dado mostra como a Internet foi invadida pela área privada e comercial: aproximadamente 87 % dos domínios registrados no InterNIC são do tipo COM. É também o tipo que tem a maior taxa de crescimento (quase 20 % ao mês), em relação aos outros tipos. Um dos motivos é que atualmente está cada vez mais barato você ou sua empresa registrarem um domínio COM com seu próprio nome. Por exemplo, se eu quiser registrar um domínio www.sabbatini.com, é fácil achar um provedor de domínio nos EUA que me venderia isso por apenas 19 dólares por mês. Além disso, eu teria que pagar US$ 100 para o interNIC, por dois anos de validade do registro do domínio, sem precisar comprovar nada, nem mesmo que eu sou dono do meu nome, mesmo.
Quais são os países que têm mais domínios registrados. Os EUA, evidentemente, são o país que mais tem domínios: mais de 1,4 milhão deles, representando quase 70 %. Logo depois vêm Inglaterra e a Alemanha que tem mais de 90 mil domínios cada. Quase empatados estão Holanda, Brasil, e Suiça, com algo entre 22 mil e 25 mil domínios, o que representa cerca de 1 % do número de domínios na Internet, cada. O Brasil está relativamente bem em relação a outros países desenvolvidos. Por exemplo, a poderosa França, curiosamente, ainda não "descobriu" a Internet. Eles tem menos da metade dos domínios do Brasil.
Uma informação interessante é que uma marca comercial registrada em um domínio (por exemplo, COM.BR) não assegura o direito em um outro domínio (por exemplo, COM. AR): é necessário registrar nos dois, se a empresa quiser proteger sua propriedade de marca (imagine o trabalho que dá para as companhias globais). Só que há um detalhe: apenas 67 países permitem o registro livre de um domínio comercial sem comprovação da propriedade intelectual prévia (por exemplo, se ainda não estiver registrado na Samoa, eu posso registrar em meu nome o domínio IBM.com.as). Nos outros países (como é o caso do Brasil), é necessário provar o registro prévio num instituto de marcas e patentes, como o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Portanto, registrar o domínio de uma empresa em nível global não sai barato: algo em torno de 20.000 dólares.
O interNIC é operado por uma empresa chamada Network Solutions, Inc (www.internic.net). Outro site interessante de se visitar é o Yahoo!, na parte referente à demografia e estatísticas da Internet (http://www.yahoo.com/Computers_and_Internet/Internet/Statistics_and_Demographics/), com muitos endereços de sites repletos de tabelas e gráficos.
Não há dúvida que a Internet é um dos fenômenos sociológicos mais importantes da história da Humanidade, e graças às ferramentas automáticas de busca, e de sua conectividade, o primeiro a ser avaliado quantitativamente e dissecado em seus mínimos detalhes e evolução.
Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 16/12/97
Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br