Indice de Artigos


Aborrecendo-se com a Internet

Renato Sabbatini

A Internet é uma experiência maravilhosa. Tão maravilhosa, na realidade, que está ficando com gente demais, tráfego demais, informação demais. Como diz a nova geração, "tá ficando meio crowded" ! É uma conseqüência inevitável do seu próprio sucesso, ou seja, é a confirmação de uma velha "lei" da Informática, que é a de que a demanda se expande até preencher todos os recursos existentes. Os recursos são expandidos, e a demanda volta a se expandir, e assim per omnia secula seculorum...

Atualmente a Internet está passando por um sério problema de diminuição de velocidade de acesso, e não apenas no Brasil, onde a coisa é mais séria. Tem ocorrido falhas catastróficas mais freqüentemente, também, com perdas significativas de acesso. Por exemplo, devido a sucessivas falhas de linhas de telecomunicação e de servidores, o tráfego da WWW na UNICAMP ficou zerado durante nove dias do mês de dezembro. Isso foi inédito na história, e causou uma quebra de mais de 30 % nos serviços de fornecimento de informação a usuários externos à Universidade (o conjunto de servidores da UNICAMP, um dos maiores do país, tem mais de 10 milhões de acessos por mês). Isso tudo sem contar os dias em que a velocidade de acesso esteve devagar, quase parando (o contador de meu Netscape freqüentemente registrou velocidades entre 7 e 100 bits por segundo, para acesso a sites brasileiros !).

Nos EUA, embora as linhas sejam muito mais rápidas, o problema também existe, só que em outra escala. Mas há evidências de que lá o crescimento da Internet está começando a diminuir. Segundo pesquisas, em janeiro de 1997 existiam 30 milhões de PCs conectados regularmente à Internet, o que representou um aumento de 70 % em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em agosto de 1997, entretanto, havia sido registrado um aumento de "apenas" 19 % em relação a janeiro. O grau de desapontamento com a Internet também havia aumentado. Cerca de 30 % dos executivos das maiores corporações americanas relatam atualmente ter planos de aumentar investimentos na Internet, mas essa porcentagem já foi de 70 % há um ano atrás.

Segundo os especialistas, os problemas de velocidade e de conseqüente desapontamento dos usuários se deve a um fenômeno passageiro, causado pela inadequação da "banda de passagem" (o termo usado pelos técnicos para definir a capacidade de transmissão de uma linha digital). Dentro em breve, ela deverá dar um enorme salto quantitativo nos EUA e em outros paises, aumentando entre 10 a quase 100 vezes; e podendo chegar, até o final de 1999, a um gigabit por segundo em praticamente todos os estados continentais dos EUA. Quando isso acontecer, a Internet e a Web se incorporarão de forma definitiva e inseparável de nossas vidas.

A não ser que a tal "lei da demanda" acima volte a se manifestar....


 

Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 27/1/98.

Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br
WWW: http://home.nib.unicamp.br/~sabbatin Jornal: http://www.cpopular.com.br


Copyright © 1998 Correio Popular, Campinas, Brazil