Na coluna da semana passada discuti a personalização dos mecanismos de busca, que é uma das tecnologias inteligentes qmais úteis que existem para enfrentarmos melhor a verdadeira avalanche de informação que nos chega diariamente pela Internet. Sem elas, o futuro é negro, pois iríamos gastar cada vez mais tempo para achar cada vez menos coisas.
Com o crescimento do comércio eletrônico através da Net e o grande crescimento de shopping centers virtuais, que vendem praticamente de tudo, está havendo uma facilitação muito grande para o consumidor. Sem sair de casa, você pode encomendar uma pizza ou comprar um automóvel. No entanto, é difícil comparar preços e decidir pela melhor barganha. São centenas de "sites", cada um com suas características diferentes de acesso e navegabilidade (sem falar na velocidade...).
Felizmente, estão começando a surgir vários softwares inteligentes, que são chamados de "shopping bots", ou robôs de compras. Eles funcionam com base em uma nova tecnologia, chamada de "agentes autônomos".
Para exemplificar, vamos supor que você está viajando para os EUA e está querendo achar a loja de descontos em aparelhos eletrônicos que tem o melhor preço para uma câmara de vídeo Panasonic ou Sharp. São dezenas delas, a maioria com lojas nas maiores cidades dos EUA, e que também vendem pela Internet, tais como a Danmark, a Circuit City, a Best Buy, e muitas outras. Todas oferecem catálogos eletrônicos com graus diferentes de detalhamento e informação de preço.
Para fazer a pesquisa de preço, é fácil. Acesse a Internet e procure um dos agentes de compras, como o Excite Jango, um dos melhores (http://www.excite.com/channel/shopping/). Irá aparecer uma lista com todos os tipos de compras dispon;iveis na WWW (flores, livros, papelaria, computadores, etc.). Escolha a categoria de Audio/Video. Em seguida, aparece um formulário, que você usa para escolher o tipo de produto (no caso, Video Cameras), o fabricante (Panasonic), e até o modelo, se você souber. Se não souber, deixe em branco. Clique no botão de "Enviar" e aguarde.
Nesse ponto, o Jango entra na rede e começa a visitar os sites das lojas afiliadas (registradas em sua base de dados). Poucos minutos depois, gera uma página contendo as melhores ofertas, com links para a loja, para a descrição do aparelho, e com um botão para comprar, se você quiser. É uma economia de tempo fantástica, além de conter muita informação comparativa que permite ao consumidor escolher melhor também o produto.
Para usar bem um sistema desse tipo, no entanto, é preciso seguir algumas recomendações importantes. Primeiro, defina o melhor possível qual é o produto que você deseja comprar. Se existem várias marcas e modelos, o melhor é entrar no site de uma loja bem sortida, primeiro, que tenha um bom catálogo eletrônico, e selecionar com cuidado. Ajuda muito também usar um shopping bot que tenha links para resenhas dos produtos em revistas especializadas. O NetBuyer, por exemplo (www.netbuyer.com), faz isso com produtos de informática.
Depois que você tiver alguns candidatos possíveis, entre no Jango ou outro serviço similar e especifique a busca. Finalmente, com a lista dos três ou quatro melhores preços em mãos, telefone para a loja mais perto de você, ou mande um email, para checar a disponibilidade em estoque, validade de ofertas e preços, etc. Só depois disso é que você deve comprar, pessoalmente ou através da Internet. Se você quiser saber mais sobre os agentes autônomos de compra, saiu em março um artigo muito bom no "Computer Shopper", chamado "Merchants of Searches" (Mercadores de Buscas), também disponível em http://www.zdnet.com/cshopper/content/9803/278887.html. O artigo lista e compara entre si os melhores softwares existentes nos EUA.
Quanto ao Brasil, já existem várias lojas de eletrodomésticos que vendem através da Internet. Uma que tem bastante ofertas é a Ponto Frio (http://www.pontofrio.com.br). Mas ainda não temos nenhum agente autônomo capaz de nos ajudar...
Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 28/4/98.
Autor: Email: sabbatin@nib.unicamp.br