Informática Prática |
Revista Reporter Médico 4 Maio 1999)
Veja também: Índice de Artigos de Informática Médica de Renato M.E. Sabbatini
Veja o box para os endereços citados na Internet
Outro problema é o caríssimo custo de impressão e distribuição das revistas e livros. O custo de uma assinatura já está se tornando proibitivo para todos, leitores e bibliotecas, principalmente. Como elas não conseguem mais arcar com os custos, estão ficando cada vez mais incompletas, dificultando enormemente a localização de um artigo que se quer ler. Através do computador (MEDLINE) podemos localizar rapidamente uma série de artigos interessantes, e até ler os seus resumos, mas isso se transforma em amarga frustração, quando queremos ler o artigo completo.
Felizmente, com a maior disponibilidade de textos eletrônicos na Internet, a tendência é o médico precisar ir cada vez menos na biblioteca para se manter atualizado. Atualmente, a maior parte das revistas importantes na área médica já está disponível (veja o box com os principais endereços), antes mesmo de sairem impressas. Muitas editoras médicas estão estabelecendo divisões de revistas eletrônicas, mas que, em geral, se limitam a editar na Internet o que já existe em papel (são raras, ainda, as editoras que têm revistas exclusivamente em forma eletrônica). Mas a tendência é irreversível: possivelmente dentro de dois ou três anos, teremos praticamente todas as revistas científicas e tecnológicas disponíveis na WWW. A maioria ainda está começando de forma tímida, colocando apenas o índice dos artigos e os resumos dos mesmos, na Internet, gratuitamente. Se o leitor quiser acessar o artigo completo, com textos e imagens, terá que pagar uma assinatura, que pode ser para a revista toda, ou artigo por artigo.
Como saber quais revistas médicas já estão na Internet? Existem alguns catálogos ("estantes eletrônicas"), na própria rede. Um dos mais completos é o MedWeb Plus, que recomendo. A NLM também tem um catálogo, menos completo e mais seletivo, em seu site, assim como a WWW Virtual Library of Medicine.
Saber o que saiu de novo também está ficando cada vez mais fácil, graças às tecnologias da Internet. Diversos serviços de notícias médicas funcionam através do correio eletrônico (email) ou listas de discussão, alertando automaticamente em sua caixa postal eletrônica as novidades do dia ou da semana, inclusive dividindo por especialidade. Alguns exemplos interessantes são o InteliHealth, elaborado pela Johns Hopkins Medical School, e o MedReporter, feito aqui no Brasil mesmo. Os "journal clubs" (discussão semanal de novos artigos), que é uma tradição na atualização médica nos EUA e outros países, também já é uma realidade na Internet. A Sociedade Médica de Boston tem um excelente site, assim como o MedWebLit, outro recurso interessante.
Home page do serviço noticioso semanal MedReporter
A novidade final será quando se tornarem realidade as publicações exclusivamente eletrônicas. Elas serão enormemente diversificadas, e incorporarão tecnologias novas, que o papel impresso não permite, tais como "papers" em multimídia, ou seja, acompanhado com sons e vídeos, interatividade com os autores, etc. No Brasil existem três grandes projetos que estão explorando essa possibilidade: o grupo e*pub, de publicações eletrônicas em medicina e saúde, do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp, o grupo bioline, da Fundação André Tosello, de publicaç&o (UNICAMP)
O fato é que estamos assistindo a uma revolução tão radical quanto a própria invenção da escrita, 4 mil anos atrás, e a invenção da imprensa, 500 anos atrás. O ritmo se acelera implacavelmente, e idéias diferentes e criativas estão vindo por aí. Quem não se adaptar, terá dificuldades, daí a necessidade de todos os médicos descobrirem a Internet e a utilizarem eficientemente.
Endereços na Internet
|
Renato M.E. Sabbatini é doutor em ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e diretor do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, em Campinas, SP. É também diretor de informática médica da AMB, e editor científico das revistas