|
Revista Médico Repórter 5: 20-22, Junho 1999.
Veja também: Índice de Artigos de Informática Médica de Renato M.E. Sabbatini
O excesso de medicamentos, de um lado, e a falta de informação sobre eles, de outro, têm provocado sérios problemas. Por exemplo: como os nomes comerciais de medicamentos têm pouco a ver com seu conteúdo ou função, sendo escolhidos automaticamente por computador, muitas vezes, para serem curtos e fáceis de pronunciar, existem muitos medicamentos que têm nomes bastante parecidos. Isso leva a enganos às vezes fatais, de confusão entre nomes. Além disso, como o número de interações potenciais entre medicamentos cresce com o quadrado do número de medicamentos, a carga de informação que o médico precisa ter para prescrever corretamente é enorme.
Para agravar a situação, é muito grande o número de marcas comerciais que têm o mesmo princípio ativo, ou as formulações múltiplas, que têm vários princípios ativos e indicações específicas. O lançamento continuo de novos medicamentos pela indústria, o aparecimento de novas moléculas, etc., somente adicionam à confusão cognitiva.
No Brasil este trabalho também tem sido desenvolvido há tempo, e é bastante conhecido o DEF (Dicionário de Especialidades Farmacêuticas). Mais recentemente os primeiros produtos eletrônicos em auxílio do profissional médico começaram a aparecer nos últimos dois anos. Um deles é o Guia de Medicamentos, que está disponível através da Internet, no site do GuiaMed e na Farmácia Virtual, um projeto conjunto com o Hospital Virtual do Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, apoiado pelos Laboratórios Biosintética; e também agora em um CD-ROM excelente.
O GuiaMed é uma das poucas bases de dados nacional completa e independente dos laboratórios farmacêuticos existente no Brasil. Ela contém praticamente todos os medicamentos produtos genéricos e comerciais disponíveis no mercado brasileiro e vários dos EUA e Europa, inclusive plantas medicinais e medicamentos homeopáticos, seus sinônimos (tesauro) e os medicamentos órfãos (para doenças raras). Os medicamentos também podem ser buscados de acordo com a classificação por uso terapêutico (classificação alfa). Por exemplo, digitando-se as palavras "diabetes", o computador fornece uma lista de todos os medicamentos usados para essa doença que estão disponíveis. A versão na Internet é muito interessante e fácil de usar, também, embora tenha um número mais reduzido de informações sobre cada medicamento.
No futuro não muito distante, as farmácias e os consultórios também estarão ligados permanentemente à Internet e poderão fornecer essas informações diretamente aos médicos, farmacêuticos e pacientes, na consultório e no momento da compra do medicamento. O GuiaMed está fazendo um guia racional de medicamentos que inclui o preço e a equivalência entre medicamentos (as marcas que contém o mesmo princípio genérico e indicação). Assim, será possivel calcular o custo do tratamento e diminuí-lo racionalmente, e não através da famosa "empurroterapia" praticada no balcão de nossas farmácias... A obrigatoriedade criada pela chamada Lei dos Genéricos deverá mudar muito o panorama nos próximos anos.
Com relação aos processos de informação com o médico, a Internet é uma ferramenta extraordinariamente util. Entre as aplicações possíveis, podemos contar, entre outros:
American Society of Hospital Pharmacists:http://www.ashp.org
BetterHealth: http://www.betterhealth.com
Conselho Federal de Farmácia: http://www.cff.org.br
Farmácia Virtual http://www.hospvirt.org.br
Guia do Paciente http://www.uol.com.br
GuiaMed http://www.guiamed.com
InteliHealth: http://www.intelihealth.com
Mayo Health Oasis: http://www.mayohealth.com
Medical Matrix - Pharmacotherapeutics Resources:http://www.medmatrix.org/SPages/Pharmacotherapeutics.asp
Medical Matrix - Prescription Assistants Resources: http://www.medmatrix.org/SPages/Prescription_Assistance_Resources.asp
MedWeb Plus: Pharmacy and Pharmacology Resources: http://www.medwebplus.com
MicroMedex: http://www.micromedex.com
National Council for Prescription Drug Programs: http://www.ncpdp.org
National Drug Code Directory: http://www.fda.gov/cder/ndc/index.htm
PharminfoNet: http://pharminfo.com/drugdb/db_mnu.html
PharmWeb http://www.pharmweb.com
Physician's Desk Reference: http://www.medecinteractive.com
RxList - The Internet Drug Index: http://www.rxlist.com
RxList http://www.rxlist.com
US Food and Drugs Administration: http://www.fda.gov
US Pharmacopeia: http://www.usp.org
Renato M.E. Sabbatini é doutor em ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, e diretor associado doNúcleo de Informática Biomédica da UNICAMP, em Campinas, SP. É também diretor de informática médica da
Publicação na Web: 29/Mai/1999. Modificado em 29/Junho/1999.
URL: http://www.sabbatini.com/renato/papers/reporter-medico-05.htm