Esse padrão é o MPEG-4, que representa uma enorme evolução em termos de técnicas de compressão de áudio e vídeo. Os padrões anteriores (MPEG-1, 2 e 3) tornaram possível muitas tecnologias, inclusive a DirectTV (TV digital via satélite com antenas de pequeno porte), o DVD (Digital Video Disc), os pequenos toca-discos digitais portáteis e o Napster (arquivos de áudio tipo MPEG3, que estão operando uma enorme transformação na indústria de entretenimento).
Para se ter uma idéia da eficiência do MPEG-4, ele pode transmitir áudio de ótima qualidade (correspondente a um rádio FM stéreo) com apenas 16 kilobits por segundo de banda. Pode transmitir video digital com tela cheia e 30 quadros por segundo, com som estéreo, com apenas 880 kbps (em comparação, o MPEG-2 precisa 6,5 megabits por segundo, para conseguir a mesma qualidade).
Usando essa tecnologia para gravar vídeos em discos ópticos, um único CD-ROM poderá conter dois filmes longa-metragem completos!
A empresa japonesa Toshiba estará lançando ainda este ano um "chip" compacto, com 12 megas de memória e um processador RISC de alto desempenho, para tornar possivel o uso do MPEG-4 em celulares e palmtops, usando sistemas sem fio. O usuário receberá arquivos de áudio e vídeo sem precisar ligar o aparelho, e que ficarão disponíveis na memória, para visualização. Vai ser um espanto!
Veja também: Índice
de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no
Correio Popular.
Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas, 24/1/2001
.
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br