Indice de Artigos
 

Protegendo o seu site

Renato Sabbatini

É uma guerra. De um lado, os "hackers", armados com softwares e recursos cada vez mais poderosos de ataque aos sites das empresas. De outro, mais softwares e recursos são usados pelas empresas para se defenderem dos ataques crescentes e cada vez mais danosos. Não passa uma semana sem que se noticie ataques de "hackers" e "crackers" a sites dos mais variados.

Para uma empresa que depende da integridade e do funcionamento ininterrupto de seu site para seu ganha-pão, como é o caso das lojas on-line (comércio eletrônico), algumas horas fora do ar podem significar um enorme prejuizo, aniquilando todos os lucros obtidos. Para se ter uma idéia, pense na famosa Amazon.com, que vende cerca de 1 milhão de itens por dia e fatura quase um bilhão de dólares por ano. Faça as contas quanto significa ficar 3 a 4 horas parado para ver o tamanho do prejuizo. Foi o que aconteceu há cerca de um ano atrás. O culpado foi identificado e está sendo julgado: é um garoto de 16 anos do Canadá…

A conclusão é que as medidas de proteção e defesa dos sites comerciais é absolutamente imprescindível. Poucas empresas, no entanto, tomam os cuidados necessários ou têm o conhecimento técnico para aumentar sua segurança. Se sua empresa tem um servidor próprio, a medida mais importante é contratar um consultor de segurança de redes e estruturar um bom sistema de defesa. Isso inclui adicionar softwares como o "firewall" (barreira corta-fogo), que deixa entrar ou sair do site apenas os usuários com um determinado endereço conhecido, softwares detectores de invasões, virus e "cavalos-de-tróia" (um tipo de invasão ilegal), etc. Examinar periodicamente os registros automáticos de entrada e saída nos servidores ("logs") permite a detecção de atividades anormais.

É muito importante também controlar as senhas de todas as pessoas que têm acesso ao sistema, evitando senhas fáceis de serem quebradas e mudando-as periodicamente. Esse costuma ser o ponto mais fraco dos sistemas, e é muito explorado pelos "hackers", que dispõe de programas gratuitos na Internet para quebrar as senhas em poucos minutos.

E atenção: todos esses conselhos valem também para quem tem conexão permanente do seu computador doméstico à Internet, através do Speedy ou Virtua. O preço da liberdade é a eterna vigilância. Isso também vale no mundo virtual.

Para Saber Mais



Renato M.E. Sabbatini é professor e diretor associado do Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, colunista de ciência do Correio Popular, e colunista de informática do Caderno Cosmo. Email: sabbatin@nib.unicamp.br

Veja também: Índice de todos os artigos anteriores de Informática do Dr. Sabbatini no Correio Popular.



Publicado em: Jornal Correio Popular, Campinas,  .
Jornal: Email: cpopular@cpopular.com.br
WWW: http://www.cosmo.com.br


Copyright © 2000 Correio Popular, Campinas, Brazil